quarta-feira, 21 de outubro de 2009

GRUPO DE ESTUDOS DE LITERATURA INFANTIL


Ementa: A literatura infantil tem um quê de AIAIÁ, que quer dizer brinquedo, vestido de criança. Para apoderar-se desse tecido de palavras é preciso ler e caminhar pelas entrelinhas, pelas idéias desfiadas em idéias, pelas conjugações entre leitura e acervo pessoal. No exercício da troca, o alento que a roupa-livro traz!

Justificativa: Ler por prazer, ler para conversar com outras pessoas que leram o mesmo livro, ler para não perder a prática de ler boas obras, ler a literatura infantil de todos os tempos, sem perder de vista as obras fundadoras numa ponta e a literatura contemporânea, na outra.

Objetivos: Reunir alunos e pesquisadores interessados em ler e debater as obras paradigmáticas, fundadoras da literatura infantil, que estão nos grandes manuais, mas por vezes, já quase não circulam, apesar de terem deixado heranças. Reunir pessoas e conhecimento para ler a literatura infantil contemporânea.

CRONOGRAMA DE ENCONTROS E LEITURAS
29/09 (terça-feira) – Apresentação do grupo, definição da dinâmica de trabalho
06/10 (terça-feira) – “As mil e uma noites”
20/10 (terça-feira) – “Os contos de fadas”
17/11 (terça-feira) – “ Robin Hood”
24/11 (terça-feira) – “O romance da raposa”
08/12 (terça-feira) – “O barão de Münchhausen”
15/12 (terça-feira) – “Alice no país das maravilhas” e “Alice através do espelho”

Produção: ao final de cada módulo (semestre), escrever ensaio crítico sobre uma das obras, a partir das questões debatidas. Os ensaios poderão ser individuais ou em duplas.

Produtos pretendidos: revista eletrônica de literatura infantil; blog do grupo de estudos; livro de ensaios.

Funcionamento: Uma leitura em comum, dois encontro por mês. Cada encontro conduzido por dois participantes do grupo.

Período: de 29/09 a 15/12/09

Horário: das 14h às 16h.

Local: prédio 8 – FACULDADE DE LETRAS (FALE) – 2º andar - Arena do CELIN - PUCRS
contatos: contadoresdehistorias@pucrs.br ou csisto@hotmail.com

1º ENCONTRO – 29.09. 2009

- Apresentação da ementa, justificativa, objetivos
- Apresentação dos alunos: expectativas e interesses
- Levantamento de conhecimentos (bagagem de leitura); conversa sobre: livros conhecidos de literatura infantil e juvenil; autores conhecidos; teóricos conhecidos; ilustradores conhecido; convívio com outras produções culturais voltadas para o público infantil; já produziram algo na área (texto, peça, música, etc.)?; costumam ler essa produção?; com que frequência?

- Leitura obrigatória para o próximo encontro:
GALLAND, Antoine. Aladim e a lâmpada maravilhosa. Trad.de Sergio Flaksman. São Paulo, Ática, 1997. Coleção “Eu LEIO.

Observação 1: é possível ler também qualquer outra tradução desta história, desde que seja o texto integral e não adaptações ou versões infantis ou juvenis. Há nos sebos “Aladim ou a lâmpada maravilhosa”, da editora Hemus, tradução de Norberto de Paula Lima. Pode ser esse também, pra quem não achar a outra indicada.

Observação 2: O próximo encontro será conduzido por Marcelo e Ágatha

Nenhum comentário:

Postar um comentário